28 novembro 2009

Afinal, para que serve o Google Wave?


A alguns dias eu recebi o convite para o Google Wave e sinceramente eu não havia entendido muito bem para que servia esse serviço novo do Google, assim como muitos, apenas o que eu conseguia “ver” era que o Google queria transformar a comunicação, mas nem todo mundo estava entendendo a proposta.
Com a chegada do novo aplicativo da Google provocou um Tsunami digno em todas as redes sociais da internet, só se ouvia falar em Convite do Google Wave pra Ca, convite no Google Wave pra La, no Twitter, segundo os Trends, mostra que as tendências e estouro do sistema foi digno de uma banda de rock. Mas chega de bla bla bla e vamos para o que fazer com o Google Wave!

Engraçado que todo mundo que entra no aplicativo pela primeira vez tem a mesma reação: Uhuuu tenho Google Wave, legal, agora pra que serve!
A interface lembra bem um webmail complexo, isso é por que ele pode ser usado com múltiplas plataformas: e-mail, Messenger, editor de documentos e até um fórum publico, tudo isso separadamente ou de maneira simultânea e em tempo real.
A principio o Wave é uma ferramenta online de comunicação, colaboração e compartilhamento. Cada mensagem é chamada de Wave ou Onda em português. Sem ter com quem conversar o aplicativo não tem muita utilidade e por enquanto só da para conversar com quem já acessa o serviço através de um convite, ou seja o número de pessoas aidna é pequeno estima que ainda seja por volta de 100 mil usuários.

Visual do google Wave:



DICA:
A Dica é que ninguém precisa ficar olhando para a tela do Wave sem ter o que fazer, quem não tiver amigos pode digitar With:Public no campo de busca para ler e participar das Waves Públicas! Basta acrescentar Lang:PT na pesquisa para selecionar as que estão em português.

Debates em tempo real:

Em sua essência o Wave permite que o mundo todo participe de discussões com temas que incluem assuntos específicos em forma de debate como Windows 7, temporadas de TV, assuntos religiosos entre outros. A forma lembra bastante de um fórum, a diferença e inovação é que no Wave não precisa ser de modo linear, qualquer intervenção pode ser editada, respondida ou apagada a qualquer momento, esteja ela no início, no meio ou no fim de um debate e tem a função PlayBack onde da para organizar tudo na sequência correta.
A Google gosta de citar o Wave como o e-mail do futuro, a diferença é que ali realmente ocorre em tempo real pelo fato de você acompanhar o conteúdo a medida que alguém escreve, o legal é que pode ser integrado a outros sites, uma Wave pode por exemplo ser incorporada a um blog e as atualizações dos usuários aparecem direto no Blog e na inbox da wave dos usuários, e da até para TUITAR, sim TWITTER, de dentro do Wave.

Arquitetura aberta:

O legal do Wave é também permitir criar extensões por colaboradores, como Bots e Gadgets (ferramentas que auxiliam o uso do aplicativo). Os Bots tem função de subir informações automáticas como se fossem um contato e informar coisas como precisão do tempo, sites, frases. Já os Gadgets são aplicativos paralelos que auxiliam o uso do serviço.

Não da para deixar de falar que o Wave esta em um estagio inicial ainda e com poucos usuários, mas é uma grande sacada, uma empresa que tenha um Wave particular, poderão se comunicar entre si e interagir por distancia de maneira pratica e rápida.

Eu perticularmente ainda não me aprofundei muito no uso do Wave, porém até que agora vejo uma luz no fim do túnel para ele, pois se você é que nem eu que usa, Messenger, participa de fóruns, edita documentos e posts, manda e-mails, o Wave num futuro próximo será uma grande ferramenta para nós! =) E só uma final observação, a Micro$oft moscou no ponto em não pensar em algo do tipo para soluções corporativas, a Google lança o Wave sem custo nenhum e será um BANG quando empresas o descobrirem! Rsrs

No inbox logo que você entra tem um vídeo explicativo, assista abaixo o vídeo oficial de introdução ao Google Wave:


Leia Mais…