É premissa do design sustentável que o produto desenvolvido tenha alta durabilidade, pois, afinal, vivemos em uma controversa era do descarte fácil. Por isso, vem surgindo uma tendência de utilizar peças que acompanham o desenvolvimento físico de quem a usa, para evitar a necessidade de substituição rápida e o surgimento de mais resíduos. Quer um ótimo exemplo?
A bicicleta infantil Grow, criada pelo designer catalão Alex Fernandez Camps, possui um quadro de alumínio ajustável que pode ser estendido conforme a criança cresce. Segundo explicado pelo site Tree Hugger, além do quadro adaptável, o guidão e o banco também podem ser configurados conforme a altura do usuário.
A estimativa é que o tempo de uso da bike dobre com essa possibilidade de ajuste ergonômico. Ou seja, uma bicicleta a menos é comprada para cada criança dona de uma Grow, especialmente na fase dos cinco a dez anos de idade. Sem contar que é comum ver pequenos usando bicicletas muito menores ou maiores que o tamanho adequado a sua estatura, o que é pouco saudável.
Essa vantagem agregada também representa uma diminuição no gasto econômico e em termos de recursos naturais, já que evita-se a produção de novas bicicletas. A marca espanhola Orbea lançou o produto apostando que o público infantil gosta mais de veículos que de brinquedos, e, portanto, merece manter suas companheiras junto por mais tempo. Fofo, não?
(Fonte: Greenvana)
Faça você mesmo!
Seus filhos já cresceram e aquela bicicleta que está ai na sua casa não serve mais? Que tal anunciá-la no BuscaLá – O Portal do Consumo Colaborativo? Você pode encontrar outros pais que queiram trocar, alugar ou comprar a sua bicicleta.
Troque, alugue ou venda aqui!
Saiba como concorrer a um iPad 2 novinho clicando aqui!


